quarta-feira, 29 de janeiro de 2014

A Cura pelas Mulheres

Ao longo da minha jornada como terapeuta e focalizadora de grupos femininos percebi que mulheres curam mulheres. Por isso, se faz tão necessário os encontros femininos. É preciso espaço, tempo, carinho, confiança, liberdade para que cada uma possa se expressar sem medo e vergonha, ou qualquer sentimento que bloqueie sua manifestação.

Aquilo que não conseguimos dizer em palavras, comunicamos através das artes, dos ritos, das rezas, ou, simplesmente, em silêncio nos olhamos. Temos essa capacidade de acolhimento, onde muitas vezes escutar o que uma tem a dizer já acalenta o coração, e a dor vai embora.

O gesto, o afeto através de um abraço ou sorriso também é fácil entre as mulheres, que são mais acostumadas ao toque. Podemos até ser polêmicas e complicadas, mas nossa linha de contorno é bem comprida, o que nos faz mais compreensivas e atentas aos detalhes.

O universo feminino é muito rico e a correria do dia a dia não suporta tanta fartura! Situação que reforça a nossa necessidade de estarmos juntas e pertencer, de nos apoiarmos para nos reconhecermos umas nas outras. E, assim, despertarmos a autocura!


domingo, 19 de janeiro de 2014

Flores e Curas IV

Artemísia: Também chamada erva do fogo ou losna, Artemísia faz referência à Deusa Grega Ártemis. Muita usada para curas desde os tempos antigos para tratar dor estômago, reumatismo, cólicas menstruais e asma. largamente usada na medicina chinesa na forma de moxa. Considerada a erva dos videntes, pois atua no chakra da visão; por isso, também vem sendo aplicada há tempos para problemas de depressão, ansiedade e insônia. Indicada para purificação do corpo e da mente, em situações traumáticas e melhora do sistema imunológico.



Jasmim: Arbusto de flores brancas, amarelas ou róseas, Jasmim, tem o mesmo significado que Yasmim para os árabes. Na Índia, o deus Kama se apresenta adornado de Jasmins. Sua essência estimula a kundalini no chakra raiz, abre o chakra cardíaco e desperta a espiritualidade. Indicado para resgatar a confiança em si e nos relacionamentos, cura de traumas emocionais, aceitação e reconhecimento da sabedoria profunda. Remove bloqueios energéticos no chakra laríngeo facilitando a comunicação e posicionamentos que dependem de atitude verbal. Útil em períodos de mudanças, pois auxilia no equilíbrio energético.


Flor da Macieira: A macieira, da família das rosáceas, é originária da Ásia Central. Rica em fósforo, ferro e vitaminas do complexo B, maçã é uma fruta que ajuda no crescimento e na regulação do sistema nervoso, evita problemas de pele e quedas de cabelo. No campo sutil, sua essência é importante no resgate da pureza, beleza, verdade e cura. Traz para o indivíduo uma limpeza do "lixo energético" causado pela inércia, culpa e raiva. Ajuda a despertar a alegria e disposição para que a ação e o rumo possam ser retomados. Devolvendo para o indivíduo a condição de liberdade retirada pela culpa devido às irresponsabilidades. Vibra no Raio Branco, Rosa e Verde.


Catinga de Mulata: Essa planta é encontrada em abundância na Europa, América do Norte e Sul. Considerada erva medicinal é muito usada como vermífugo e analgésico. A Catinga de Mulata também é usada em banhos aromáticos, pois acredita-se que seu cheiro perfumado afasta os maus espíritos. A essência floral dessa planta age na proteção e limpeza do chakra umbilical criando um alto campo vibratório capaz de combater influências externas que atuam no mental. Por isso, aumenta os níveis de coragem e autoconfiança. Indicado para pessoas que precisam falar em público, ansiedade depositada na comida e bebida, necessidade de conectar mais as idéias às realizações.








Water Violet: Essa planta brota no final da Primavera, nascem em águas pouco corrente, ficam submersas apenas apontando as flores para cima. Essas características já apresentam o tipo de personalidade à qual se destina a sua essência. O gosto pela independência pode levar ao isolamento, e transmitir uma imagem de arrogância e orgulho. Muito útil para as situações em que partilhar, conviver e estar em comunhão com os demais se torna um desafio. Water Violet é uma essência facilitadora da comunicação.

2014, que as bençãos sejam recebidas, agradecidas e distribuídas!




Quando recebemos uma graça nos sentimos com vontade de retribuir, pois nos sentimos tomados por uma felicidade tão grande que precisa ser compartilhada. A graça, ou o presente, nos coloca em “estado de graça”; o riso flui naturalmente e a leveza toma o corpo e a mente transbordando o peito em alegria.


Essa energia maravilhosa transforma o que há de negativo em positivo nos fazendo perceber o lado bom e belo das coisas, onde até o obstáculo mais difícil se torna um desafio entusiasmante. Vibrar com os resultados obtidos na vida é valorizar a “transpiração” empregada na conquista de todos e tudo que fizeram parte.

Desenvolver a gratidão é necessário para que a abundância faça parte da vida. Quando a energia recebida é devolvida e colocada novamente no ciclo de trocas da natureza a lei da abundância se manifesta surpreendendo novamente com mais um “presente”.

Benefícios adjacentes são adquiridos com o exercício da gratidão. Para isso, será importante treinar a visão e passar a reconhecer qualquer evento como algo divino. A humildade é a lente certa para ajustar a visão, consequentemente, o senso de responsabilidade aumentará e assim as atitudes serão mais refinadas.

Estar à disposição da natureza e aceitar a sua fluência permite participar do seu sistema de trocas onde a oferta de recursos é infinita. Tudo depende da capacidade de perceber e manifestar a criação divina.