quinta-feira, 31 de julho de 2014

Benefícios do banho terapêutico e contato com a água

A relação que temos com água faz parte da nossa existência, já que é o nosso principal constituinte. Ainda no ventre materno nos encontramos mergulhados no líquido amniótico, ou seja, num precioso "aquário" que nos protegerá e nutrirá ao longo dos nove meses. A água banha praticamente todo o nosso planeta e, assim como a energia do ar, da terra e do fogo, necessitamos dela para viver. A função básica da água é alimentar, pois sendo um valioso meio de transporte na natureza, nela encontramos diversas substâncias importantes para a nossa saúde. Logo, água é saúde. Mas, a água tem outras funções importantes como por exemplo a limpeza.

Há muito tempo, a humanidade utiliza a água para fins terapêuticos. Estudos remontam a 2400 a.C., e verifica-se uma difusão dessa terapia pelo mundo inteiro. Desde o Japão até a Grécia, Europa Ocidental à EUA, a hidroterapia ou os banhos terapêuticos são conhecidos gerando diversos benefícios. As vantagens desse tipo de terapia são bem amplas, e podem afetar fisicamente, psiquicamente e espiritualmente o indivíduo.

- Os Banhos Terapêuticos aliviam sintomas de : alergias, dor nas articulações, enxaqueca e dores de cabeça, fadiga, insônia, perturbações gastrointestinais, entre outros.

- Os Banhos Terapêuticos aumentam: o amor próprio e a valorização do corpo como ambiente natural e sagrado, autoconfiança, autoestima, concentração, criatividade, eficiência do sistema cardiovascular, desintoxicação de metais pesados, drenagem linfática natural, produção de endorfinas, qualidade do sono, memória, flexibilidade dos movimentos, entre outros.

- Os Banhos Terapêuticos reduzem: depressão, ansiedade, irritabilidade, estresse, medos, sinusite, tensão pré menstrual, tensão muscular, entre outros.

Ingredientes ativos e potencializadores podem ser acrescidos em um banho tornando-o ainda mais atraente e benéfico. O uso de sais, óleos essências extraído de ervas e essências florais auxiliam no processo terapêutico dimensionando a ação do banho para um melhor resultado. Quando aproveitamos a qualidade de uma substância agregada ao banho aumentamos os efeitos benéficos. E assim, é possível direcionar, terapeuticamente, a melhor receita para cada pessoa.

Indivíduos com problemas cardiovasculares graves (pressão alta ou baixa), gestantes e idade avançada devem consultar o seu médico antes de mergulhar na banheira. Mas, de um modo geral, não há contraindicações aos banhos terapêuticos.


quarta-feira, 30 de julho de 2014

Um Pássaro que Voa!

Dançar é sentir-se livre, como um pássaro em seu voo!
Tania Franzen, Bailarina e Atriz



Sentir-se livre: libertar de tudo o que prende. Aprende com os erros e os passos vão ficando mais limpos, mais livres. Responsável por si, na dança da vida cada movimento requer uma dose de improviso. Quanto mais atento, mais consciente, mas sem perder a graça e o charme. Atributos que todo bom bailarino deve preservar e outros precisam desenvolver.

Sentir-se livre: deixar ir. Ir para bem longe e voltar. Ir transformando até revelar a essência. Desapego na entrega do seu ser no baile desse dia.

Sentir-livre: aceitar o que não faz parte da vontade e seguir o fluxo. Respeita a correnteza do rio e vai com ele para novos mares. Belezas também se revelarão, pois nada é para sempre. Transitoriedade dos elementos nos molda para cada dimensão.

Viver a vida livre, é viver com respeito e responsabilidade por ela!

quinta-feira, 3 de julho de 2014

O gatinho e a D. Chica!



Por vezes não compreendemos o motivo de estarmos envolvidos em determinadas situações, ou, até mesmo, não compreendemos porque temos que lidar com certas pessoas. O questionamento, a dúvida, faz parte da vida e é importante para nos impulsionar a sair da famosa zona de conforto.

Pois bem, você não conhece a Dona Chica, e muito menos entende o porque das pauladas... Quem sabe está na hora de procurá-la e bater um papo, tomar um chá com bolacha, e verificar os motivos para tanta agressão?

Será que o ingênuo gatinho anda aprontando muito por aí e perturbando essa senhora?

Ou será que ela não passa de uma senhora necessitada de carinho, coisa que só um gatinho mimoso pode oferecer?

Suposições sempre surgem em nossa mente, apenas para alimentar mais suposições!

Portanto, olhe para o seu interior e tente reconhecer o gatinho, as vezes ingênuo outras oportunista; e, não deixe de procurar também pela D. Chica e suas cobranças.

Reconhecer todas as nuances do nosso ser é muito importante para o resgate da nossa essência e cura das nossas doenças. Mesmo que, algumas vezes, aquilo que encontraremos não nos agrade. Mas, servirá de força motriz para a mudança e o nascimento de uma consciência mais ampla de si!

terça-feira, 1 de julho de 2014

Mexa-se!

O ser humano precisa se movimentar, pois é super saudável para prevenir a "ferrugem" nas articulações!

Porém, de que movimento estamos falando... Num mundo onde tudo está acelerado, que falta tempo e sobra atividades? Falo daquele movimento que irá beneficiar o seu tempo interno. Ou seja, de um movimento que, na verdade, é uma descontração.

Esses momentos, cada vez mais escassos, são muito importantes. Visto que, a chave para as nossas idéias aparecem quando estamos relaxados, com os pensamentos soltos e dispersos e o corpo respira.

Hoje em dia, reservar um momento para si mesmo é um movimento de qualidade. Todos buscamos qualidade de vida através da estabilidade financeira, carreira profissional, relacionamentos...

É preciso reservar momentos para movimentos de busca interior, de saúde física e mental.